Crítica Estrelas Além do Tempo

363696

O filme é a adaptação do livro Hidden Figures: The Story of the African-American Women Who Helped Win The Space Race. No filme conta a história de Katherine Johnson, uma mulher negra matemática que trabalha na NASA, com suas amigas que também são afrodescendentes.

A história se passa na época da Guerra Fria em 1961, onde Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial. Nessa década a sociedade norte-americana enfrenta um terrível preconceito de pessoas brancas contra negros.

Esse obstáculo enfrentado por negras acontece na NASA, onde as funcionárias, são obrigadas a trabalhar a parte, longe das mulheres brancas, o mais afastado possível pois não pertencia a tal “classe racial” das trabalhadoras brancas. É na NASA que a a Katherine Johnson (Taraji P Henson) uma matemática, Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), que eram grandes amigas e faziam questão de provar a sua competência profissional formando um cérebro muito inteligente e de incrível sabedoria, sabendo lidar com as dificuldades encontradas. O preconceito racial era encarado com precisão para que elas continuassem demostrando seus talentos em cada área de trabalho na NASA.

hidden-figures

As cientistas afrodescendentes estavam por trás de uma das maiores operações da história, que era o lançamento do astronauta John Glenn em orbita, uma realização imensamente incrível que fez a sociedade ter credibilidade que incentivou a corrida espacial e estimulou o mundo.

Este trio magnifico de mulheres negras, excedeu todas as linhas de gênero e raça para inspirar gerações a sonhar, acreditar, confiar e conseguir conquistar aquilo que quer, não importando a cor da pele. As três mulheres fizeram parte do papel decisivo para existir a vitória dos Estados Unidos durante a época da Guerra Fria. Sendo assim as afrodescendentes, tornaram-se verdadeiras heroínas da nação.

O filme é um longa metragem produzido em 2016 que conta a história de um drama vivido por funcionárias negras da NASA, onde aborda o preconceito que existe entre brancos e negros na década de 60.

A data de estréia prevista nos EUA é no dia 25 de Dezembro de 2016, no brasil a data ainda se encontra indefinida.

nasa

Direção: Theodore Melfi

Roteiro: Theodore Melfi & Allison Schroeder

Distribuidora: Fox Film Brasil

Nacionalidade: EUA

Gênero: Drama, biografia

 

 

COMENTÁRIOS